ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), são transmitidas na maior parte, através de contato sexual sem a utilização de camisinha, com pessoa que esteja infectada. Normalmente podem se manifestar através de feridas, corrimentos, verrugas, porém, algumas pessoas não apresentam sintomas. As DST´s mais comuns entre homens e mulheres são a gonorreia, HPV e sífilis.
São doenças que, se não forem diagnosticadas no início, dificultam ou retardam o tratamento, acarretando inúmeras complicações em alguns casos, tais como, câncer, infertilidade e até mesmo a morte.
Periodicamente é necessário a realização de sorologias , principalmente, para as populações de risco. Lembrando que a melhor maneira de lidar com as doenças sexualmente transmissíveis é a prevenção. A prevenção pode ser primaria : quando se evita o contato ou se previne através do uso de preservativos, ou secundaria: quando se faz um diagnostico precoce e um tratamento individualizado rapidamente, evitando assim a novas transmissões e disseminação da doença.