As Infecções urinárias baixas de repetição, também conhecidas como cistites, são mais comuns em mulheres. Isso ocorre devido o comprimento da uretra ser pequeno (facilitando a ascensão dos micro-organismos). Aproximadamente 50% das mulheres terão pelo menos uma infecção urinária ao longo da vida.

Os cuidados de higiene após a relação sexual e a evacuação são de extrema importância na prevenção de infecções urinárias. Outros fatores de risco são diabetes melitos, presença de prolapso genital (bexiga caída), menopausa, incontinência urinária, e uso de espermicidas.

Apesar de frequente, as infecções urinárias não são algo normal. Acima de dois episódios em um período de 12 meses, é preciso uma investigação mais detalhada, pois algum alteração anatômica ou funcional do trato urinário está contribuindo para essas infecções.

A investigação de infecções urinárias recorrentes se dá através de alguns exames laboratoriais (urina, função renal e hemograma), e exames de imagem ( Ultrassom, tomografia, uretrografia miccional e exames de medicina nuclear).

É importante a prevenção correta das infecções urinárias e o uso adequado de antibióticos em seu tratamento, evitando assim selecionar bactérias super-resistentes, e impedindo uma ascensão da infecção para os rins.