A próstata é uma glândula localizada inferiormente à bexiga, e anteriormente ao ânus, e é responsável pela produção do líquido seminal. Com a idade é comum o crescimento dessa glândula, levando a uma dificuldade para urinar, situação conhecida como HPB (Hiperplasia Prostática Benigna).
Ao contrário da HPB, o Câncer de próstata em sua fase inicial é ASSINTOMÁTICO, e os primeiros sintomas só começa a aparecer em estágios bastante avançados.
O câncer de próstata é o tumor sólido mais frequente em homens acima de 50 anos, estimando um número de aproximadamente 1,2 milhões de casos novos por ano no mundo.
O câncer de próstata, quando diagnosticado no início, é um câncer que pode ser curado.
Por isso é importante o exame anual de rastreio (toque retal) e a coleta de PSA. O rastreio do câncer de próstata deve ser iniciado em homens a partir dos 50 anos, e para aqueles que têm história de câncer de próstata na família, o rastreio deve iniciar aos 45 anos.
O achado de um nódulo, ou um endurecimento da próstata no exame de toque, ou um PSA acima de 4,0 é indicativo para realização de uma biopsia da próstata.
Quando diagnosticado no início, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia (prostatectomia aberta, vídeo-laparoscópica ou robótica) ou através de radioterapia. A decisão pela melhor forma do tratamento é uma decisão conjunta entre o médico e o paciente.