A Próstata é uma glândula presente nos homens localizada abaixo da bexiga, abraçando a uretra (canal por onde a urina passa durante a micção) e anterior ao reto e ânus. Tem importante função na produção de secreção para o ejaculado.
A Hiperplasia Benigna Prostática (HPB) é uma doença comumente presente nos homens acima de 50 anos.
Os sintomas mais comuns são dificuldade para iniciar a micção, acordar diversas vezes para ir ao banheiro, e sensação de que não urinou tudo que precisava.
Os exames realizados na HPB são Ultra-som de próstata (para estimar o seu tamanho e para ver a bexiga), a fluxometria e a urodinâmica.
O tratamento da HPB é importante pois melhora a qualidade de vida do homem, e impede uma piora da função renal e descompensação vesical evitando que ocorra um quadro de retenção urinária e venha a precisar do uso de sondas. Esse tratamento pode ser feito através de medicações orais, ou cirurgias minimamente invasivas (raspagem da próstata com laser, por exemplo).
Os tratamentos cirúrgicos da HPB são:
- RTUp (Ressecção Transuretral da próstata) cirúrgica realizada sem cortes, na qual os lobos aumentados da próstata são raspados, abrindo assim, o fluxo urinário. Essa cirurgia não necessita de anestesia geral, e o paciente fica internado por aproximadamente 3 dias.
- Ressecção a L.A.S.E.R: técnica transuretral (também sem cortes) na qual os lobos aumentados da próstata são vaporizados com um LASER. A grande vantagem dessa técnica é que o paciente pode ter alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, não necessitando ficar internado e diminuindo o tempo necessário de sondagem.
- Prostatectomia Transvesical: Técnica na qual é retirado todos os lobos prostáticos hiperplásicos, abrindo completamente o caminho para um bom fluxo urinário. Essa técnica é indicada para próstatas de tamanho bastante aumentado, podendo ser realizado por via aberta, laparoscópica ou robótica.
A partir dos 45 anos é importante a visita ao Urologista para o diagnóstico precoce e acompanhamento da doença.